Rambo e Facebook estão proibidos no México? Entenda o caso.

Rambo, Hitler e Facebook: nomes proibidos no México

Objetivo da lei estadual adotada em Sonora é poupar crianças de ‘bullying’

Autoridades do estado mexicano de Sonora, no Noroeste do país, proibiram os pais de batizarem seus filhos de nomes “pejorativos”, “discriminatórios” ou que “não significam nada”, informa o jornal britânico The Guardian nesta quinta-feira. O governo estadual editou uma primeira lista de 61 nomes que estão banidos das certidões de nascimento. Os nomes proibidos incluem inspirações tecnológicas, como Twitter e Yahoo, personagens fictícios, como Harry Potter, James Bond e Rambo, e até termos cirúrgicos, como Circuncisión (circuncisão, em português).


"Trata-se de proteger as crianças", disse Cristina Ramírez, diretora do Registro Civil de Sonora. "Queríamos assegurar que os nomes das crianças não sejam motivo de ‘bullying’ na escola". Cristina previu que a lista seja futuramente ampliada, à medida que as autoridades descobrirem mais nomes inconvenientes. A curiosa lista também inclui nomes como Escroto, Exterminador, Usnavy (Marinha dos Estados Unidos) e Facebook.

Desde 2009, cartórios de registros civis de todo o país começaram a tentar dissuadir os pais de dar batizar seus filhos com nomes passíveis de se tornarem motivo de escárnio. Mas, segundo Cristina, a experiência tem mostrado que apenas isso não é suficiente, daí a necessidade da lei. "Algumas pessoas estão dizendo que atacamos a liberdade dos pais. Nós achamos que esses nomes atacam os interesses da criança", disse ela.

O uso de nomes estranhos para batizar crianças no México tem uma longa tradição, às vezes oriunda em pais que simplesmente não compreendem ou ignoram o significado de sua escolha. A lista inclui, por exemplo, Anivdelarev Sonora, uma abreviação do equivalente espanhol de "aniversário da revolução" de Sonora, que muitas vezes é impresso em calendários e às vezes é confundido pelos pais como o nome de um santo associado a essa data.

Os recém-nascidos do estado de Sonora também serão poupados de nomes como Virgin (virgem, em português), Hitler, Email, Burger King, Christmas Day (dia de Natal, em português), Robocop, Hermione, Batman e Rolling Stone.