Falta de atividade do Sol assusta cientistas e pode trazer nova era do gelo para o planeta Terra.


Uma queda muito acentuada da atividade do Sol está surpreendendo e preocupando cientistas por todo o mundo. No entanto, não será a primeira vez que isso aconteceu: a estrela pode estar entrando em um período conhecido como o Mínimo de Maunder, evento que aconteceu no século 17.


O fenômeno criou invernos muito mais frios e severos do que o normal e ganhou o apelido de "pequena era do gelo"

A calmaria solar é desconcertante para os cientistas, porque os estudiosos aguardavam que o Sol estivesse inundado com atividade. Recentemente, a estrela atingiu o seu "máximo solar", ponto de seu ciclo de 11 anos onde sua atividade deveria atingir o auge.

 Aqueda na atividade está acontecendo com uma rapidez surpreendente. Os cientistas estão acompanhando de perto para ver se ele vai continuar a cair e quais são as possíveis reações para o planeta


A última vez que o Sol esteve inativo nessa proporção teria sido há 100 anos, afirmam os cientistas. A atividade solar regula vários aspectos, como a temperatura da galáxia e também redes elétricas de satélites, além das comunicações, GPS e outros sistemas baseados em satélites. Um Sol mais calmo pode ajudar a manter esse serviços funcionando "sem grandes surpresas"

via