Não precisa ir para lua para viver isolado dos seus vizinhos.

Ela localiza-se na costa sul da Islândia, um local repleto de pequenas ilhas.Chamado de Vestmannaeyjar, a região abriga um grupo de ilhas com características bem exóticas e uma delas, a Elliðaey, possui a casa ideal para quem odeia seus vizinhos.

Há 300 anos, a ilha foi habitada por 5 famílias que moravam em cabanas simples e sobreviviam da pesca, criação de gado e caça de pequenas aves, além de consumirem ovos retirados de vários ninhos de aves que usam o local como santuário de reprodução.




Ao longo de 200 anos, a comunidade percebeu que seria impraticável viver ali, visto que as famílias não tinham oportunidades de trabalho, relacionamento amoroso e perspectivas de vida. Estima-se que as famílias abandonaram a ilha em 1930. Os moradores descobriram que existiam locais na Islândia que eram mais baratos para morar do que em um local tão remoto. Após décadas, em 1953, a Associação de Caça da Islândia resolveu construir uma pousada na ilha para que seus membros pudessem ter um local de repouso após permanecer por muito tempo no mar. A construção foi a única coisa que sobrou. As famílias foram embora e não deixaram descendentes.


O local, absolutamente isolado, não tem internet via satélite nem eletricidade, mas tem um sistema que consegue captar água das constantes chuvas que cai na região, permitindo água potável para consumo e até uma pequena sauna.


O governo da Islândia não permite visitas ao local ou passar alguns dias se você não for membro da associação – mas se for amigo de algum deles, pode. A intenção nunca foi transformá-lo em um ponto turístico. Mas, isso começou a mudar quando a fama da casa se espalhou pela internet. Uma empresa chamada Rib-Safari vai organizar um passeio de barco ao redor da ilha


O local é confundido como a casa da cantora Björk. O governo da Islândia ofereceu uma casa em uma ilha para a artista por ter, literalmente, dado visibilidade e “colocado o país no mapa”. O local é confundido como a casa da artista porque o país possui duas ilhas com o mesmo nome. A casa da cantora fica na parte oeste e a casa mais solitária do mundo fica fora da costa sul.


Um dos fatos mais engraçados é que a casa é rodeada por uma cerca de arames. Por que a casa mais isolada do mundo precisa ser cercada?