Robô-alpinista da NASA pode escalar o Everest sem nenhuma dificuldade


No ano passado, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA apresentou umagarra inspirada pelo Homem-Aranha que permitia a naves espaciais facilmente se agarrarem a asteroides e cometas. Desde então, a tecnologia foi refinada e agora foi integrada a um robô-alpinista chamado LEMUR IIB que pode fazer com que todos esqueçam de Sir Edmund Hillary.

Cada um dos quatro braços articulados do robô conta com uma pinça que usa 750 pequenas garras – aparentemente todas feitas manualmente pelos estagiários de verão do laboratório – para segurar superfícies como pedras. As garras são fortes o bastante para se manterem na superfície mesmo de cabeça para baixo, mas na ausência de gravidade existem menos forças tentando quebrá-las.
Por enquanto o LEMUR IIB é limitado em relação aos lugares que pode explorar – uma montanha ou um asteroide com uma superfície rochosa ele aguenta. Mesmo que seu objetivo final seja explorar corpos celestes conforme eles passem pelo nosso sistema solar, mas a NASA pode muito bem acoplar uma câmera ao pequeno robô e enviá-lo ao Monte Everest – tenho certeza que milhões de aspirantes a alpinistas vão assistir.

Fonte:Gizmodo