Óculos permitem ver veias de pacientes em tempo real

Perfurar uma veia com uma agulha nem sempre é uma tarefa fácil. Às vezes, as tentativas frustradas podem até deixar o paciente desconfortável. A empresa Evena Medical sabe disso e criou o sistema Eyes-on Glasses criado para resolver o problema.
 
O acessório funciona como uma espécie de óculos capaz dar visão além dos músculos do usuário. Assim, o médico ou enfermeiro pode ver as veias do paciente em tempo real.

 O acessório consegue coletar imagens multiespectrais em três dimensões e usar tecnologia de binóculos HD. O sistema também usa diferentes frequências de infravermelho, que reagem de acordo com o local da veia devido à quantidade de oxigênio no sangue.

Dá para armazenar fotos capturadas do procedimento nos óculos. A imagem final do braço e das veias é processada e mandada para uma equipe médica por Wi-Fi ou Bluetooth. Também dá para enviar para o computador e formar uma espécie de mapa das veias.
Segundo a empresa, o objetivo do acessório é dar visão de raio-X para os 40% de casos em que as veias não são achadas com facilidade. O acessório também coleta dados biométricos, o que permite oferecer um quadro geral da saúde do paciente.
O Eyes-on Glasses devem estar disponíveis comercialmente para os clientes médicos a partir do primeiro trimestre do próximo ano nos Estados Unidos. Veja abaixo um vídeo, em inglês, sobre o acessório.